Um Peugeot que não deve nada a um Mercedes

Peugeot 308 não fica atrás de um Mercedes.
O nível avançado de refinamento tecnológico e acabamento do Peugeot 308 o torna um carro surpreendentemente próximo do segmento premium.

Antes de abordar a terceira geração do Peugeot 308, é crucial expressar o lamento pela sua ausência no mercado brasileiro. Este veículo é, sem dúvida, um dos melhores que tive a oportunidade de dirigir em 2023, mas infelizmente, sua disponibilidade se restringe ao exterior. Por essa razão, precisei ir ao Chile para experimentar este modelo.

Oferecido em três versões no país das cordilheiras, o Peugeot 308 testado era da versão topo de linha GT, comercializada por 27 milhões de pesos. Calma, não se assuste, isso equivale aproximadamente a R$ 155 mil em moeda brasileira. Se fosse comercializado por esse valor aqui, seria considerado uma verdadeira barganha.

Seu Mercedes ou Audi não têm isso

A lista de equipamentos de série do Peugeot 308 GT impressiona pela extensão de itens oferecidos. Inclui até mesmo massagem com diversas opções de intensidade, além de aquecimento nos bancos dianteiros, características ausentes nos Classe A, A3 e Série 1. Contudo, a regulagem elétrica está disponível apenas para o motorista.

O veículo também apresenta ar-condicionado digital de duas zonas, painel de instrumentos digital 3D, superior ao presente no 208, chave presencial com abertura e fechamento por proximidade, teto solar panorâmico com abertura, carregador de celular por indução, seis airbags e controle de tração e estabilidade.

Além disso, possui piloto automático adaptativo com funcionamento similar ao nível Volvo, sistema de manutenção em faixa, alerta de tráfego cruzado, sistema de câmeras 360 de boa qualidade, faróis full-LED com acendimento automático, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, frenagem autônoma de emergência e luzes ambiente.

Consumo de híbrido

Para todos os mercados, o Peugeot 308 é equipado com o motor 1.2 PureTech de três cilindros turbo. Embora haja opções híbridas e a diesel, o PureTech é o destaque. Na versão GT, entrega 130 cv e 23,4 kgfm de torque, ficando atrás do VW Golf com motor 1.4 TSI e do Cruze 1.4 turbo. No entanto, o motor do Peugeot é mais eficiente, combinando bem com a transmissão automática tradicional de oito marchas. Durante os testes no Chile, o veículo apresentou um consumo notável, atingindo 16,5 km/l na estrada e 9,6 km/l na cidade.

Charme dos médios

Um ponto em que um hatch médio se destaca em relação a um compacto e supera os SUVs é na dirigibilidade. O Peugeot 308 comporta-se de maneira exemplar, oferecendo uma experiência firme, esportiva e controlada em curvas, evidenciando uma dinâmica apurada. A suspensão lida bem com buracos, mesmo sendo um carro mais baixo com rodas grandes. Em comparação com o modelo anterior vendido no Brasil, o GT não apresenta o problema de raspar a frente facilmente em garagens ou valetas, proporcionando uma convivência mais tranquila. O isolamento acústico é notável, tornando o interior do veículo premium de verdade.

Padrão Europa premium

O interior do Peugeot 308 surpreende pelo visual e nível de acabamento. O painel possui uma extensa faixa de couro na parte superior, enquanto a inferior utiliza material emborrachado semelhante ao da Volvo. Essa qualidade de construção estende-se às portas, com superfícies macias e revestimento de couro. A montagem é exemplar, com peças bem encaixadas e materiais agradáveis ao toque. O volante pequeno combinado com o painel de instrumentos digital forma a típica posição de dirigir dos Peugeot, agradando a quem se adapta a esse estilo.

Destaca-se o console central elevado, proporcionando uma sensação de individualidade para o motorista. A cabine inclui um carregador de celular por indução, embora com algumas limitações de posicionamento, e dois porta-objetos generosos. O painel de instrumentos 3D e a central multimídia, com tradução completa para o Português do Brasil, oferecem uma experiência visual atraente. No entanto, a transição visual entre os menus pode ser um pouco demorada, e os controles do ar-condicionado permanecem em um menu separado, exigindo sair do Android Auto e Apple CarPlay.

Duplicidade

O Peugeot 308 apresenta um painel de instrumentos 3D de alta qualidade, assim como uma central multimídia com uma segunda tela configurável disponível na versão GT. Essa segunda tela oferece atalhos para diversas funções, contribuindo para um visual mais atraente. Além disso, há comandos físicos para algumas funções, incluindo o ar-condicionado.

Por isso, brasileiro prefere SUV

Uma das questões que afeta a preferência dos brasileiros entre hatches médios e SUVs compactos é o espaço interno. Os utilitários atendem melhor às necessidades familiares e geralmente oferecem mais espaço na segunda fileira. No entanto, o Peugeot 308, em comparação com o 208, é mais compacto e não proporciona um espaço amplo para as pernas e cabeça dos ocupantes da parte traseira. É ideal para um casal que raramente precisa transportar passageiros adicionais, exceto em situações de emergência. No entanto, o porta-malas de 412 litros é consideravelmente espaçoso para bagagens volumosas.

Joia verde

Recém-lançado no Chile, o Peugeot 308 atrai a atenção nas ruas, beneficiando-se do forte domínio das marcas francesas no mercado local. O visual atraente, especialmente na bela cor verde, e o novo logotipo contribuem para a curiosidade em torno desse hatch.

A dianteira do veículo apresenta a identidade visual característica da marca, com o dente de leão atuando como luz diurna de LED, acompanhado por faróis finos e expressivos. Na versão GT, a grade frontal possui elementos cromados.

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