Peugeot 308 THP usado: pontos positivos e negativos

Os automóveis das marcas do grupo PSA, Peugeot e Citroen, não são exatamente os favoritos no mercado de usados. A manutenção é dispendiosa, delicada, exigindo cuidados minuciosos e, devido ao tempo limitado em produção, esses veículos tendem a desvalorizar de maneira mais pronunciada. Contudo, iniciativas como o Peugeot Total Care buscam mudar esse cenário, propondo um atendimento de qualidade e maior atenção ao cliente para incentivá-lo a permanecer fiel à marca.

Neste artigo “Peugeot 308 THP usado: pontos positivos e negativos”, analisaremos o Peugeot 308, um hatch bem equipado que competiu de igual para igual com carros de sucesso, como Ford Focus, Chevrolet Cruze Sport6 (primeira geração), Hyundai i30, Fiat Bravo, Citroën C4 hatch e Volkswagen Golf. Seguindo a tradição dos veículos franceses, o 308 oferece uma extensa lista de equipamentos, embora o avanço tecnológico do projeto resulte em custos de manutenção mais elevados. Vamos examinar especificamente o Peugeot 308 THP da série especial Roland Garros, fabricado em 2014.

Pontos Positivos:

Indiscutivelmente, o maior trunfo está no excelente motor THP de quatro cilindros turbo, gerando 165cv e 24,5kgfm de torque. Esse propulsor supera significativamente os motores 1.6 ou 2.0 aspirados da época, oferecendo eficiência com números de consumo equivalentes a 8,5km/litro na cidade e 10,5km/litro na estrada, funcionando exclusivamente com gasolina.

A extensa lista de equipamentos é outra vantagem, incluindo teto solar panorâmico, ar-condicionado digital (nesta versão), sistema multimídia com Bluetooth e GPS integrado, e uma transmissão automática de seis marchas Aisin, superior aos antigos AL4 usados pela PSA. A segurança é reforçada por seis airbags, ABS, freios a disco nas quatro rodas e direção eletro-hidráulica.

O porta-malas espaçoso de 430 litros destaca-se no segmento, assim como o conforto para motorista e passageiro. A posição elevada de dirigir proporciona boa ergonomia, com ajustes de altura e profundidade na coluna de direção.

Em 2014, a Peugeot implementou melhorias na suspensão do 308, tornando o conjunto mais robusto. Houve também um recall para a instalação de presilhas na manta sob o capô, prevenindo potenciais problemas relacionados ao superaquecimento próximo à turbina do THP.

Pontos Negativos:

Apesar da potência, o carro pode apresentar lentidão nas trocas de marchas, evoluindo a cada 2.500rpm ou 3.000rpm no modo esportivo. Dispositivos em formato de chip disponíveis no mercado podem ajustar o regime de trabalho do motor para realizar trocas a cada 1.800rpm, proporcionando maior economia.

O Peugeot 308 possui altura moderada em relação ao solo, e a suspensão tem curso reduzido. Isso demanda atenção aos batentes de amortecedor, que, se danificados, podem resultar em custos significativos: R$ 900 o par traseiro, R$ 1300 o par dianteiro ou R$ 300 por um kit de batentes completo.

Devido à altura e ao design frontal, o Peugeot pode raspar facilmente em valetas e depressões, causando danos à montagem do para-choque, cujo reparo é dispendioso e delicado. Poucos carros desse modelo escapam de detalhes na dianteira causados por batidas e arranhões.

A manutenção do Peugeot 308 é mais onerosa em comparação a outros veículos do mesmo segmento. No entanto, um modelo bem cuidado, com histórico de manutenção comprovado, pode proporcionar muita satisfação ao proprietário. Antes de concluir a compra, é recomendável solicitar e verificar o histórico de manutenção com assistência na concessionária, incluindo registros das trocas de óleo com o lubrificante original 5W30.

Custo de Manutenção:

O motor THP requer principalmente manutenção preventiva, com atenção especial. A cada troca de óleo, o diafragma que impede a invasão de óleo no motor deve ser substituído como medida preventiva, com um custo médio de R$ 50, além dos R$ 200 previstos para a troca de óleo com lubrificante 5W30 (sintético).

Outro ponto a considerar é a durabilidade da tampa de válvula, que tem propensão a aquecer e desgastar juntas e a própria peça. No mercado de reposição, a substituição pode ser cara, em torno de R$ 3.000, incluindo o suporte para a mangueira da turbina.

A turbina, embora não apresente problemas de funcionamento, gera muito calor. Houve um recall para a instalação de presilhas que seguram a manta de proteção no capô. Caso não seja realizado, a peça pode se soltar e encostar na turbina, podendo resultar em incêndio. Por fim, a bomba de combustível de alta pressão, ajustada para trabalhar com gasolina, pode apresentar problemas com o combustível nacional, com um custo aproximado de R$ 2.000,00.

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